José Batista de Lima
Academia Fortalezense de Letras - Cadeira 32 - PATRONO Nertan Macedo
Nascido em Lavras da Mangabeira, Ceará, no dia 17 de maio de 1949.
É graduado em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e possui mestrado em Literatura pela UFC. Na vida profissional dedicou-se ao magistério como professor de Português em várias instituições de ensino de Fortaleza, entre elas, o Educandário Casimiro de Abreu, o Colégio Brasil, o Colégio General Osório, o Colégio Militar de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará - UECE.
Atualmente leciona na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, onde exerceu a chefia do Departamento de Letras e a direção do Centro de Ciências Humanas. Poeta, contista e ensaÃsta, iniciou sua vida literária no Clube dos Poetas Cearenses. Participou de vários grupos literários, entre os quais o Grupo Siriará de Literatura. Principais obras: Miranças, 1977; Os viventes da Serra Negra, 1981; Engenho, 1984; Os vazios repletos, 1993; Moreira Campos, a escritura da ordem e da desordem, 1993; Janeiro da encarnação, 1995; O pescador do Tabocal, 1997; A literatura cearense e a cultura das antologias, 1999; O fio e a meada, 2000; e Janeiro é um mês que não sossega, 2001. Participou de várias antologias.
É sócio efetivo da Academia Cearense de Letras, da Academias Cearense da LÃngua Portuguesa, da Academia Fortalezense de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE Ceará.
e-mail: jbatista@unifor.br