Beatriz Alcântara
Maria Beatriz Rosário de Alcântra
Academia Fortalezense de Letras - Cadeira 20 - PATRONO José Albano
Nasceu em 09 de fevereiro em Fortaleza-CE, com cidadania luso-brasileira. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestrado em Literatura na UNB.
Membro Titular da Academia Cearense de Letras, da Academia Fortalezense de Letras, da qual é diretora de Cultura e Publicação. Acadêmica Correspondente da Academia Carioca de Letras.
Sócia da Associação Brasileira de Bibliófilos, da Rede de Escritoras Brasileiras-REBRA e da União Brasileira de Escritores – UBE/SP. Sócia honorária da AJEB-CE.
Poeta, ensaísta e contista, possui as seguintes obras publicadas regularmente entre 1973 e 2014:
La Revolte Positive de Simone de Beauvoir (ensaio); Boletim de Poesia (poesia marginal, em parceria); Fernando Pessoa e o Momento Futurista de Álvaro de Campos (ensaio); O Outro Lado do Olhar (contos, em parceria); La Parure (teatro); A Academia Brasílica dos Esquecidos (ensaio); Daquém e Dalém-Mar (contos); Água da Pedra (poesia); O Portal e a Passagem (poesia); Amor nos Trópicos (seleta literária, idealização e organização em parceria); Águas dos Trópicos (seleta literária, idealização e organização em parceria); Raízes do Tempo (poesia); Fauna e Flora nos Trópicos (3ª seleta literária, idealização e organização em parceria); Folha de Prata (poesia); Iracema: uma lenda do Ceará (em parceria, em comemoração aos 140 anos da obra alencarina - crítica literária); Livre Sintonia, (poesia);
Autos de Natal em Família (prosa); Palavras Cúmplices: versos & reverso (poesia e ensaio); O Jardim foi-se, (minicontos, microcontos e intervenções urbanas); Vida Minha e de Outros(crônicas) e Mulher Oblíqua, (poesia).
Finalista nacional do Prêmio Jabuti 52-Poesia, em 2010.
Voluntária e Ex-Presidente, atual 2ª Vice-Presidente da Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará-RFICC.
e-mail:mbra999@gmail.com