top of page

Juarez Fernandes Leitão

Academia Fortalezense de Letras - Quadro de Honra

 

Nascido em Novo Oriente, no Oeste do Ceará, em 11 de março de 1948, fez os primeiros estudos em sua terra natal, o Curso Primário em Nova Russas, e, pretendendo o sacerdócio, estudou no Seminário da Betânia, em Sobral e, posteriormente, no Seminário da Prainha, em Fortaleza. 

Poeta, cronista, historiador e conferencista.
Participou dos movimentos culturais do Ceará "Comboio de Literatura", "Poesia Plural", "Espiral", e das revistas "Porão" e "Pássaro". Participa de várias antologias como a de Poesia Cearense do Século XX. É verbete da Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho, e do Dicionário da Literatura Cearense, de Raimundo Girão e Conceição Souza. 
Pertence à Academia Cearense de Letras, Ã  Academia Cearense de Retórica, e à Academia de Artes e Letras do Nordeste. Foi sócio efetivo da Academia Fortalezense de Letras, passando a compor, a partir de 15 de abril de 2015, o seu Quadro de Honra. É membro da União Brasileira de Escritores e da Associação Nacional dos Professores de História. Integrou o Conselho de Cultura do Estado do Ceará. Atualmente presta assessoria política à Assembleia Legislativa, à Câmara Municipal de Fortaleza e a diversas prefeituras do interior.
É autor de livros didáticos de sua especialidade, além de ensaios, crônica histórica e poesia. Publicou, dentre outros, os seguintes livros: "Ignis, o Inventário da Paixão" (poesia, prêmio Ceará de Literatura, 1993); "Sábado, Estação de Viver" (crônica histórica sobre a boemia cearense); "Praça do Ferreira, República do Ceará Moleque" (crônica histórica); "Verbo Cívico" (história da Assembleia Legislativa do Ceará); "Padre Leitão, o Cura da Ribeira do Curtume" (biografia); "Prediletos das Urnas" (ensaio biográfico de seis políticos cearenses); "Ensino como quem reza - Vida e Tempo de Filgueiras Lima" (ensaio biográfico); "O Vaqueiro Gavião & Outros Causos da Boca do Mundo" (contos de humor); "O Sabonete Premiado & Outros Causos de Humor e Espanto" (contos de humor); "História de Maranguape" (ensaio histórico - em preparo); "A Presença de Ana Amélia" (ensaio biográfico); "Sonhos e Vitórias - A história de João Gonçalves Primo" (biografia em coautoria com Túlio Monteiro).
Está concluindo "Fortaleza no Tempo das Pensões Alegres" e iniciando a biografia de Dona Nila de Soárez.

e-mail: j.leitao@uol.com.br

bottom of page